Como deixar a leitura mais prazerosa no seu computador

(3 votos, média de 3.67 em 5)

Postado em 08/05/2012

Muito bem, senhores leitores do site, aqui vai algumas dicas pra deixar a leitura no seu notebook ou computador mais prazerosa. *Como estou as voltas para adquirir um kindle e, se tudo der certo, até o fim do mês já estarei com um em mãos, comecei a pesquisar algumas ferramentas de conversão compatíveis pra poder ler livros do meu interesse, tanto aqueles que eu vier a adquirir pela Amazon, quando ela disponibilizar títulos interessantes de LitFan aqui no Brasil, quanto aqueles que eu já tenho em outros formatos no meu computador (o que não são poucos).

Nesta pesquisa, acabei esbarrando com alguns programas muito interessantes pra quem lê livros no computador, embora não seja uma experiência das mais prazerosas. No entanto, às vezes, temos um livro digital muito bom no pc que não encontramos nas livrarias próximas da nossa casa, ou ele é muito caro. O computador, nestas horas, é um uma mão na roda.

Não vou entrar na questão dos prós e contras em relação ao livro impresso x livro digital (ebook), pois tem gente que gosta de manusear, cheirar, colecionar e vê-los orgulhosamente perfilados na sua estante, mas há outros que estão se adaptando perfeitamente as novas tecnologias que contemplam o prazer de uma boa leitura. O fato inquestionável é que futuramente os livros impressos serão substituídos pelos digitais. Pode até demorar um pouco, mas não se enganem, vai acontecer. Não será na mesma rapidez que ocorreu na troca do vinil pelo CD ou das fitas VHS pelo DVDs, mas os livros impressos serão artigos vendidos para poucos, talvez restritos àqueles que não se conformarão com estas mudanças. A coisa ainda não estourou de vez porque os leitores digitais e tablets ainda são muito caros.

Ok. Mas enquanto você não tem um Kindle ou tablet, a leitura tende a se dar no seu notebook ou PC, certo? E o formato mais apropriado à leitura nestas condições, até há pouco tempo, era o formato PDF. O problema é que a leitura em PDF é um saco porque você tem que ir passando as folhas dos livros, clicando e ajustando à leitura. Às vezes há livros em PDF que são diagramados em duas folhas e aí o processo fica mais difícil. Outras vezes, o cidadão está lendo um livro e depois esquece onde parou. O PDF é prático sim, mas, na minha opinião, não tão prático quanto o Kindle for PC.

É claro, não há dúvida, que o formato PDF sempre terá a sua força em relação à segurança na integridade do que se escreve, uma vez que você não pode editar nada nele e, para impressão, ele é perfeito. Você imprime o que você vê, coisa que não acontece com os outros formatos citados neste tópico. Mas pra simples leitura ele está deixando a desejar.

O programa que estou sugerindo hoje pra dar um upgrade no inconveniente de se ler no computador é o Kindle for Pc, que pode ser baixado gratuitamente no link abaixo:

http://www.baixaki.com.br/download/kindle-for-pc.htm

Depois de instalado pela primeira vez, o programa vai te pedir o registro na Amazon, caso você queira adquirir um livro deles pra ler no PC, ou continuar sem registrar, condição essa em que você dispõe de alguns livros em formato AZW ou MOBI garimpados na Internet e armazenados em seu computador. A instalação não tem grandes segredos, é bem fácil.

Mas, Afonso, onde vou conseguir livros no formato MOBI ou AZW (Kindle)? E aí eu lhes informo que há bastante opções na rede, sim, caso você tenha pouca grana pra comprar livros da Amazon. É só pesquisar no google. Ocorre é que as pesquisas de livros gratuitos digitais na rede (de domínio público ou não) te retornarão uma maior quantidade de opções no formato EPUB, que também pode ser lido facilmente baixando outros programas como, por exemplo,  Adobe Digital Editions (que não gostei pra ler no pc) ou EPUBReader, que é um complemento do próprio navegador Mozilla Firefox (bom também, mas não tanto quanto o Kindle for pc). Sobre a questão de compatibilidade de formato EPUB x MOBI, algo muito importante pra se levar em conta, entro no assunto mais abaixo neste post.

O Kindle for PC é, na verdade, um emulador de leitor digital e te oferece uma boa experiência em termos de prazer em relação à leitura, considerando, é obvio, as limitações do computador (ficar sentado na frente do monitor sem poder se esticar muito ou deitar), e pra quem tem notebook é ótimo, principalmente aqueles que podem ser levados pra cama e não esquentam no teu colo. Você coloca todos os teus livros digitais (formato MOBI) numa pasta e acessa-os pelo programa em questão. Abrirá a tela abaixo:


Como você pode perceber, o programa emula as condições de um leitor digital. No caso aqui, abre a biblioteca virtual (a pasta específica onde você guardou todos os arquivos-livros).Você,então, escolherá com o mouse uma das opções desta biblioteca virtual.

Olhando a figura acima, a partir da biblioteca, observe da esquerda pra direita o último ícone. Ao clicar nele você condiciona à tela cheia.

Observe todos os elementos do livro ao lado esquerdo (capa, apresentação, capítulos). Eles estão ali apenas pra te dar uma ideia da estrutura do livro, pois quando você fecha o programa não há necessidade de salvar nada, não precisa salvar a página que você está lendo. E quando você abrir novamente o programa, ele te retornará exatamente a página que você parou de ler quando fechou o aplicativo, tal qual o que ocorre nos tablets e leitores digitais. Ao clicar naquele ícone acima da lente de aumento, a tela cheia se estenderá ainda mais deixando apenas o espaço pra leitura.

O espaço em branco (largura) pra leitura, o número de palavra por linhas, o espaçamento entre as linhas quem define é você, coisa que não é possível no PDF porque é um texto estático, só dá pra fazer o zoom, enquanto que nestes formatos você redimensiona o tanto que quiser e o texto se adéqua às suas preferências, flui melhor. Por isso que ler PDF nos leitores digitais ou tablets é algo que, segundo dizem, não parece ser uma boa experiência. Para escolher as preferências de tamanho das letras e espaço onde fluirá o texto é só posicionar o mouse em qualquer parágrafo. Observe a imagem abaixo:

Isso é uma maravilha porque se no PDF você controla o zoom ou barras laterais pra correr a página, neste programa você dá um único clique na seta do teclado ou um clique de mouse pra mudança de páginas, nada mais. No notebook é ótimo, você simplesmente usa a seta do teclado e pronto: muda de página sem se preocupar com ajustes.

Ok. Passemos a questão prática do formato MOBI pra poder acessar os livros EPUB que existem na Internet. Sei perfeitamente que tudo isto gera um pequeno trabalho, mas depois de tudo arrumado no teu computador... pronto, a coisa flui que é uma beleza. E pense que o trabalho não será em vão porque quando você adquirir o teu tablet ou leitor digital, os teus livros já estarão convertidos para ambos os formatos, apenas tendo que transferi-los para os respectivos dispositivos de leitura.

Há muitos blogues que disponibilizam ambos os formatos MOBI e EPUB. Mas, Afonso, e se eu quiser ler um livro meu em PDF ou documento word neste programa ou até mesmo pra ler no meu Kindle ou Tablet?

Há solução pra tudo, só não há solução pra morte.

A resposta pra isso é outro programa pra computador chamado “CALIBRE CONVERTER”. É gratuito. Segue o link:

http://calibre.softonic.com.br/

O CALIBRE, é bom deixar claro, poder servir perfeitamente à leitura dos arquivos EPUBs, embora existam leitores bem melhores pra ler este formato, no entanto a sua força, o seu mérito, a concepção de sua criação está em converter uma diversidade incrível de formatos entre si, sendo os mais famosos: MOBI, EPUB, PDF, TXT, RTF e outros.

Aliás, se você quer salvar textos do Word em MOBI ou EPUB é só “salvar como” em RTF a partir do próprio Word e depois converter no programa calibre, mas atenção: a simples conversão de documentos PDFs ou RTF (word) não garante a sua formatação original. Em outras palavras: EPUB ou MOBI não reconhecem espaços quebrados ou em branco nestes textos. Exemplo: se você converter um único texto com espaços entre capítulos, títulos, separações entre partes de textos com os tradicionais asteriscos, recuo de linha, humm... tudo será convertido sem estes espaços, não havendo diferenças de quebras de linhas ou as lacunas em branco que diferenciam os capítulos ou partes de um texto. Isto poderia frustrar quem quer converter o seu ebook PDF ou DOC (word) para estes formatos de leitores digitais. Pra fazer isso, tudo dentro dos conformes, já é uma outra história, que não dá pra discorrer aqui no momento.

O ideal é converter EPUB pra MOBI ou vice-versa.

Eu poderia escrever um tutorial detalhado de como usar o CALIBRE, porém isto iria alongar demais este tópico. Então, passo dois links de tutoriais bem simples, um deles inclusive é uma rápida e eficiente explicação em 3 minutos num vídeo do youtube. Há outros tutoriais em vídeo no youtube que detalham e trazem mais esclarecimentos sobre este conversor de formatos de textos. Digite "como usar o CALIBRE CONVERTER em MOBI", ou EPUB, por lá que você irá encontrar boas dicas. Um abraço e até a próxima. Segue os links dos tutoriais:


http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/07/saiba-converter-e-books-para-formato-compativel-com-tablets.html

http://www.youtube.com/watch?v=GFBbBTg5FgY


* (kindle comprado, recebido e muito apreciado)

 

Comentários   

#13 Nan » 15-04-2017 20:58

Everyone loves it when individuals get together and share
views. Great website, stick with it!

Feel free to visit my web blog BHW
0 +−

Nan

#12 Maximo » 17-02-2017 03:29

 El juego no esta tann bien como sugieren,aunque me ha agradado

Hecha un ojo y puedes navega por mi web site- Trucos
0 +−

Maximo

#11 paulo » 17-11-2016 21:09

otimo programa, obrigado
0 +−

paulo

#10 RAFAEL AMARO » 28-04-2014 19:11

Ola, devo lhe parabenizar e agradecer pelo ótimo programa em questão, é muito estimulante e interessante ler livros através dele e deixar um pouco de lado o formato "quadradão sem graça" (PDF). Enfim, eu tenho apenas uma dúvida, espero que possa me ajudar, eu apenas gostaria de saber porque na minha biblioteca digital não aparece as capas do livros, como demonstrado logo acima, os livros ficam normal e tudo mais, porém o único problema são as capas que não aparecem da forma que demonstrado acima, e eu gostaria de ver as capas todas legais bonitinhas '-'... Pode me ajudar a descobrir porquê desse probleminha? Desde já agradeço;
+2 +−

RAFAEL AMARO

#9 Rafael Quadros » 25-04-2014 12:00

Bom dia, sobre o kindle reader, eu acabei criando uma conta na amazon, pois não conseguia abrir o programa sem cria-la, agora não consigo colocar meu ebooks na coleção, qual a pasta que coloco eles?
certo de sua atenção. desde já agradeço;
−1 +−

Rafael Quadros

#8 Heliodório » 18-09-2013 03:09

Tem como deixar o livro no KOBO, convertido, sem ficar com os espaços entre capítulos em branco? Qual a configuração? Abraços
0 +−

Heliodório

#7 Déia Tuam » 25-07-2013 06:04

"Há solução pra tudo, só não há solução pra morte."

Tem esse cara, sabe, Stephen King. E ele escreveu um livro chamado Pet Sematary, you know...
+1 +−

Déia Tuam

#6 Mauricio » 22-02-2013 15:05

O problema dos livros em PDF é que muitos não sabem criá-los adequadamente. Por exemplo, um livro que esteja em RTF, DOC, DOCX ou ODT com os Títulos bem formatados, podem ser convertidos em livros com marcadores pelo Word, Libreoffice, Acrobat ou outro conversor de qualidade. Mas a maioria opta por converter em um monte de páginas sem índice nem marcadores, dai a leitura fica difícil. Também é possível mudar a opção do Leitor de PDF para abrir onde parou. Além disso, os leitores de PDF tem recursos para suavizar as fontes na hora da leitura. Por ser um formato quase universal, o PDF é, junto com o XHTML, o meu preferido para leitura.
Para leitura em PDF, você pode, no seu leitor de PDF (possivelmente o Reader), colocá-lo em modo leitura, e assim a leitura fica um pouco melhor pois as páginas não ficam saltando quando chegam no final.
−1 +−

Mauricio

#5 Emerson Pimenta » 16-05-2012 16:14

Santa Tartaruga :lol: !
+2 +−

Emerson Pimenta

#4 Gabriela Marra » 16-05-2012 15:47

Adorei estas informações :-) Eu sou das que prefere os bons e velhos livros, mas a esta altura do campeonato, com tantas coisas pra ler, é praticamente impossível ter todos os livros e tb pagar por todos eles. Acabo buscando na net alguns para trabalho, técnicos e tal. Vou tentar já este programa! ;-)
+1 +−

Gabriela Marra

#3 Luiz Poleto » 11-05-2012 04:31

Espetáculo de artigo, Afonso!
+2 +−

Luiz Poleto

#2 Lucas Maziero » 10-05-2012 14:11

Olha, é engraçado como este artigo caiu como uma luva para mim. Há alguns dias eu tava procurando programas para rodar esses formatos, mas nenhum deu certo. Tenho muitos livros aqui de domínio público que gostaria de ler, agora vai ter como. É isso aí Afonso, o artigo está muito bom, ótimo para tirar as dúvidas a respeito.
+1 +−

Lucas Maziero

#1 Sofia Geboorte » 10-05-2012 12:58

:cry: Finalmente irei organizar todos os meus livros do pc...

Gostei muito da claridade do texto, Afonso. ;-)
+1 +−

Sofia Geboorte

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Você está aqui: Dicas de leitura eBooks Como deixar a leitura mais prazerosa no seu computador