Resenhas: O Homem do Castelo Alto – Philip K. Dick

(1 voto, média de 5.00 em 5)

 

 

 

 

 Livro clássico do autor, escrito originalmente em 1962 e publicado no Brasil pela primeira vez em 1971. O período em que foi escrito se constituiu em um dos mais conturbados da história da humanidade principalmente nos aspectos políticos, sociais e econômicos, além do fato de que o país de origem do autor se encontrava em guerra e passava por momentos históricos conturbados.

 Nesta trama de ficção, Phillip K. Dick aborda uma realidade diferente, onde no pós segunda guerra mundial, o Japão e a Alemanha saem vencedores do grande conflito. O cenário desenvolvido pelo mestre da ficção científica é aterrador e sombrio, inclusive cita no desenvolver da trama, momentos de discriminação, genocídios e massacres raciais.

 A obra do autor gira em torno de um livro controverso (The Grasshopper Lies Heavy) escrito por um dos personagens e que é proibido no lado alemão do mundo e tolerado no lado japonês, mas lido em toda a parte, principalmente devido a proibição. São diversos grupos de personagens com enredos intrincados que em um momento final acabam, de algum modo influindo nos destinos uns dos outros. O texto aborda também a questão racial onde os vencidos são considerados como cidadãos de segunda classe e desprezados, negros e judeus exterminados, e latinos desterrados.

 Faz-se necessário lembrar que este livro, reflete a realidade existente naquele intervalo histórico, década de mil novecentos e sessenta e as preocupações da sociedade à época, em especial o holocausto nuclear com o advento das bombas atômicas e de hidrogênio.

 É uma leitura agradável, mas complexa, exigindo do leitor uma maior compreensão do texto e aceitação de fatos narrados. Phillip K. Dick procurou dar um desfecho aos personagens principais, mesmo assim ficou muito vago. Chama também atenção os momentos de reflexões e até mesmo de autoanálise de alguns personagens chaves desta trama intrincada. O autor ainda explora os sentimentos éticos que acredita fossem os vivenciados por uma sociedade tão diferente da nossa e também alguns de seus medos. A referida trama é costurada pelo autor com inteligência, encaminhando para um desfecho inesperado.

 

 

Titulo: O Homem do Castelo Alto.  Em inglês: The Man in the High Castle, by Philip K. Dick

Tradução: Sylvia Escorel.

Editora: Aleph

Você está aqui: Resenhas Livros Resenhas: O Homem do Castelo Alto – Philip K. Dick